
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Um ano Livre para todos!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Olivia Funnell no Sarau Cultural: Solo de Violoncelo e não só!
Apresentamo-vos Olivia Funnell, músico inglês que vive em Lisboa e que encantará o público do Sarau com um solo de violoncelo e não só... (pois algo que não podemos desvendar irá acontecer!!!) .
A formação da Olivia é clássica. Frequenta actualmente a escola de Jazz de Alcântara.
Simplesmente linda e de sorriso contagiante quanto a sonoridade que sae das cordas do violoncelo, instrumento mágico que com as suas infinitas vibrações espelha todas as vibrações do Universo e do corpo umano.
A não perder!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Elena Gonzalez e Tom Weber: tango desde Argentina até Luxemburgo. No Sarau Cultural

ARTE CIRCENSE no Sarau Cultural: Lotus Panasiem
Pedro Oliveira

Um dia escreveram sobre Pedro Oliveira:
Ele é prado, o salto, o voo, as colinas, as fogueiras, os cactos, o vento de Verão e todas as palavras de conteúdos árduos e de liberdade (comunismo lírico céptico-cínico). Ele é cortante como as facas, os canivetes, as espadas e todos os conteúdos de filmes de acção com sexo e, que de 5 em 5 segundos, há um “pum!” de pólvora (histórias explosivas, ringues e guerras).
Um acidente com um granada quando cumpria serviço militar fez com que passasse só a ver as cores preto, vermelho, cinzento e branco (daí a razão de usar muitas vezes meias de cores diferentes).
Dia 4 de Dezembro no sarau dos espiritos livres não percam aquele que já foi considerado como o rei das ameijoas á bulhão pato.


Nicca

SENHORES E SENHORAS, MENINOS E MENINAS:
NICCA!!!!
Relojoeiro, palhaço, dançarino sem rival, palhaço, saltimbanco, técnico de luz e som, guru espirtual, capoeirista, pastor de sonhos, sátiro tropical, actor é um homem de sete oficios e mil vocações apresenta-nos mais uma faceta do seu talento.
Na sala de exposições do sarau vão poder apreciar o seu graffiti, uma arte de cariz urbano mas com o toque tropical insano de Nicca.

Francesca Maiolino
Esta jovem fotógrafa italiana possuiu um vasto curriculo mas é o seu trabalho que fala por si.
Imagens belas, fortes , nítidas, marcadas profundamente por um estilo apolíneo e perfectionista são a marca de Francesca.
A sua visão, técnica, sentido estético e vontade de se auto-ultrapassar a cada foto que tira fazem de Francesca uma fotógrafa excepecional.
Não percam dia 4 de Dezembro no Sarau Cultural dos Espiritos Livres no Grupo Desportivo da Mouraria o excepcional trabalho de Francesca Maiolino.
Para abrir o apetite podem visitar o site:
http://www.francescamaiolino.com/
Teatro no Sarau Cultural: os Espíritos Livres representam alguns sketches baseados nos contos do escritor Stefano Benni
“Entre os deuses que os homens inventaram, o mais generoso é o que, juntando cada solidão, é capaz de criar um dia de alegria”. Callistrato
Para o público do Sarau Cultural desta vez os Espíritos Livres decidiram de traduzir em português e adaptar ao teatro 3 contos do genial autor italiano Stefano Benni.
Hoje em dia è raro pararmos para reflectir, ficamos todos encharcados no egoísmo, cada indivíduo demasiado envolvido na própria realidade.
Nestes breves sketches, inspirados ao livro de contos “La Grammatica di Dio" (A Gramática de Deus, Histórias de solidão e alegria) tentaremos transpor, com ironia e através da criação de mundos imaginários, a rotina da vida, numa perspectiva diferente: passando do riso ao choro, da segurança ao medo e da verdade ao Sonho.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Urze de Lume: gaita, caixa e bombo.Uma viagem transmontana no Sarau Cultural
Priscila Amoni
Priscila Amoni é mais uma pintora que vai honrar os Espiritos Livres com a sua presença.
Os trabalhos desta simpática brasileira , mestranda em pintura pela universidade de Lisboa podem ser definido apenas com três letras : UAU !!!
O seu trabalho é caracterizado por uma perfeição e inovação tanto estética como técnica não deixando a sua obra de ter um profundo significado humanista.
Num país habituado a assistir a uma pintura estagnada que não tem coragem de fugir aos preconceitos académicos, as obras de Priscila são uma verdadeira lufada de ar fresco, capazes de impressionar as almas mais críticas e cínicas.
Aproveitem dia 4 para ver ao vivo, no sarau dos Espíritos Livres, as obras desta grande promessa da pintura

terça-feira, 30 de novembro de 2010
Helena Correia, doce como a melodia da flauta toca no Sarau Cultural
Marco Sabatino

Marco Sabatino apresenta uma obra fortemente imbuída de um espirito humanista, como se pode ver no seu interesse pela figura e rosto humanos.
O seu curriculo em Itália é invejavel, tendo participado em inúmeras exposições, tanto colectivas como individuais, de pintura e fotografia.
É com grande orgulho e satisfação que dia 4 de Dezembro, apresentamos Marco Sabatino no sarau dos Espiritos Livres.
Eis algumas das suas obras


Curriculo
2002 - "Sub Sud", exposição colectiva de Pintura, Café Literário "Tomasi di Lampedusa, Palermo;
2003 - Exposição colectiva de Pintura da Academia de Belas Artes de Palermo;
2004 - "Città e mare", colectiva, Stand Florio, Palermo;
2004 - "Nero", exposição personal de pintura e fotografia, Associação Cultural "Corvo torvo", Palermo;
2004 - Sessão de Pintura in loco na Feira Internacional de Móveis de Valência (Espanha), em nome da empresa Banak;
2005 - "Città e mare", exposição colectiva de fotógrafia, Complexo Monumental do Spasimo, Palermo;
2007 - "Reality Show", exposição personal de gráfica, Damasco Pub, Palermo;
2008 - "Tre giorni di Arte e Cultura”, extemporânea de Pintura organizada pela Associação Cultural “Intonarumori”, Piazza Lolli, Palermo;
2008 - Exposição Colectiva de Pintura, organizada pela Associação Cultural “Intonarumori”, Centro de Arte e Arquitectura, Palermo
2009 – Sessão de Pintura in loco no “Rosso di sera Wine Bar”, organizada pela Associação Cultural “MetroArt”, Palermo;
2009 - Curador da exposição “Percorsi tra immagini e note”, Exposição colectiva de Pintura, CAVU pub, Palermo.
2010 - "La notte delle sedie volanti", Sessão de Pintura in loco, Via delle Sedie Volanti, Bairro historico do Capo, Palermo.
Competições:
2004 - Concurso Nacional de Artes Visuais DieselWall, organizado por Diesel Itália, Milan. 6 º lugar;
2006 – II° Prémio Nacional de História e Crítica de Arte Contemporânea MAXXI DARC - Selecionado.
contacto: postasabatino@gmail.com
Introspeção acústica: Marco Spinetta no Sarau Cultural
Viagem a Egipto no Sarau Cultural:Laura Moura dança Shaabi
Armonia, femilinilidade. A Dança Oriental nos seus diversos estilos leva-nos a uma viagem pela cultura Árabe. Todas as músicas são uma história ou sentimentos, transmitidos pela bailarina de corpo e alma.
A Laura desta vez dançará o Shaabi, característico Egyptian Pop, dançado nas ruas, ousado, forte e muito alegre.
Não percam esta etapa egipcia!

http://www.myspace.com/lauramoura_rs
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Enrique Matos e João Ferreira: entre histórias contadas em rima e pandeiro, será que fazem a "Nega maluca" e o seu amigo dançar??
Garantimos-vos que, como aconteceu a nós quando ouvimos o Enrique pela primeira vez, ficarão de boca aberta! E o João Ferreira, com toda a energia contagiante do seu pandeiro, acompanhará a performance que inclue uma surpresa...
Será que aquela safada da "Nega Maluca" e o seu amigo (Guido o Pervertido) resistirão ao ritmo destes dois artistas?
Muito show no Sarau Cultural de 4 de Dezembro...Não percam!
Durante um dia de carnaval, o autor se deparou com uma coisa preta em seu quarto e teve um ataque de riso. Neste momento, lhe surgiu a idéia da personagem. Correu para a casa de sua mãe em São Francisco do Conde para conseguir os acessórios da Nega. Ele mesmo conta como foi: - Ao chegar à casa da minha mãe, em São Francisco do Conde, peguei uma peruca, consegui uma roupa preta, catei uns bagos de carvão e comecei a pisar, depois passei pelo corpo todo, vesti as roupas, pintei os lábios de batom vermelho e fui para a avenida. Os foliões começaram a perguntar: “O que é aquilo? Aquela maluca pelas ruas beijando um e outro.”
Era a Nega Maluca que hoje pode ser encontrada em várias partes do Brasil, nas suas mais diversas caricaturas !
domingo, 28 de novembro de 2010
Jazz no Sarau Cultural: "Sons Acústicos"
"O Jazz ensina-te a liberdade ou não te ensina nada"

sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Poesia sonora e visual no Sarau Cultural: Márcio-André

Márcio-André é escritor, perfomer, artista sonoro e visual. Publicou os livros Movimento Perpétuo (2002),Intradoxos (2007) e Ensaios Radioativos (2008), além de ter fragmentos traduzidos para diversos idiomas. Foi editor da revista Confraria do Vento e organiza o evento mensal Cidade aTravessa (São paulo, Rio e Lisboa). Colaborou com os jornais O Globo, Jornal do Brasil e o Estado de Minas. Recebeu, em 2008, a Bolsa Fundação Biblioteca Nacional e em 2009 morou em uma residência para escritores em Monsanto, Portugal. Deu aulas de escrita criativa e poesia sonora na Universidade de Coimbra e de teoria literária na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de festivais em Paris, Buenos Aires, Londres, Lima, Nova York, São Paulo, entre outras. Ao lado de nomes como Maria Bethânia, Zeca Baleiro e Edu Lobo, leu poemas no documentário e na videoinstalação Há muitas noites na noite, de Silvio Tendler. Seu filme, Cidade reposta, foi recentemente exibido na mostra carioca do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Em 2007, realizou performance em Chernobyl, na Ucrânia, tornando-se o primeiro poeta radioativo do mundo. Atualmente, reside em Lisboa.
Soprano no Sarau Cultural: Anna Vandelli
A bellissima Anna Vandelli, soprano ligeiro chegará de Itália no dia 4 de Dezembro, para deliciar o público do Sarau.
O Grupo Desportivo da Mouraria (onde se realizará o evento) tem sede num palácio do '700, o Palácio dos Távora (existem inúmeras lendas e histórias sobre esta família) com deslumbrante vista sobre Lisboa. Portanto... qual o sitio melhor para uma ouvir uma voz dessas?


quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Exposição de banda desenhada no Sarau Cultural: Daniel Garcia

Nas suas obras ,repletas de imaginação e criatividade, domina um traço firme e profissional revelando um artista maduro e experiente.
Daniel vai apresentar algumas das suas fantásticas obras dia 4 de Dezembro no Sarau Cultural no Grupo Desportivo da Mouraria.
Aqui ficam algumas obras de Daniel. Não faltes!



Pálinka: a energia contagiante do Charleston no Sarau Cultural
PÁLINKA é uma Companhia de Dança multifacetada, que se caracteriza por uma forte presença em palco e uma alegria contagiante.
Nesta ocasião irá apresentar um sketch inspirado nos loucos anos '20, aflorando com humor e picardia o Charleston, um estilo de dança que se desenvolveu nas comunidades afro-americanas dos EUA nessa época.

www.myspace.com/palinkaexperience
http://www.facebook.com/pages/Palinka/135828779786300?ref=ts
info.palinka@gmail.com
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Matia Losego, contador de histórias no Sarau Cultural

quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Definitivo: 4 de Dezembro 2010-Sarau Cultural na Mouraria
Desta vez será o Grupo Desportivo da Mouraria (Palácio dos Távora, Travessa da Nazaré, 21) a acolher no dia 4 de Dezembro o evento cultural que, desde a sua genesis, pretende principalmente ser um convívio de amigos.
"Arte em liberdade" é o nosso lema.
Desfile de rua, músicos, cantores, artistas plásticos, teatro, poesia, artes circences, conta histórias e muito mais!
Fiquem atentos às novidades que anunciaremos!
Os Espíritos Livres estarão lá à vossa espera. Com sorriso. De braços abertos. Mas sobretudo... de nariz vermelho!
Aqui o cheiro do Sarau passado:
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Sábado 23 de Outubro- Os Espíritos Livres estreiam na Mouraria

terça-feira, 5 de outubro de 2010
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
A Liberdade
livre como um homem.
Queria ser livre como um homem.
Como um homem recém nascido
que tem na sua frente somente a natureza,
e anda dentro um bosque
com a felicidade de perseguir uma aventura.
Sempre livre e vital,
faz amor como se fosse um animal,
inconsciente como um homem satisfeito
da própria liberdade.
A liberdade não é estar sobre uma arvore,
não é nem o vôo de um moscão,
a liberdade não é um espaço livre,
liberdade é participação.
Queria ser livre, livre como um homem.
Como um homem que precisa
pairar com a própria fantasia,
e que encontra este espaço
somente na sua democracia.
Que tem direito de votar
e que passa a sua vida a delegar,
e fazendo-se comandar
encontrou a sua nova liberdade.
A liberdade não é estar sobre uma arvore,
não é nem ter uma opinião,
a liberdade não é um espaço livre,
liberdade é participação.
A liberdade não é estar sobre uma arvore,
não é nem o vôo de um moscão,
a liberdade não é um espaço livre,
liberdade é participação.
Queria ser livre, livre como um homem.
Como o homem mais evoluído
que eleva-se com a própria inteligência,
e que desafia a natureza
com a força incontestada da ciência.
Possuidor do necessário entusiasmo
para pairar sem limites no cosmo,
e convencido que a força do pensamento
seja a única liberdade.
A liberdade não é estar sobre uma arvore,
não é nem um gesto ou uma invenção,
a liberdade não é um espaço livre,
liberdade é participação.
Giorgio Gaber
sexta-feira, 2 de abril de 2010
sexta-feira, 5 de março de 2010
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Ser palhaço é brincar com a realidade e reinventá-la!
Afinal o comico é uma energia misteriosa, um sentimento profundo e que procura a VERDADE...
Sejas criança, caias, levanta-te, fiques bebedo, dança, grita, brinca. Nos estaremos lá a olhar para ti, rir contigo e bater as palmas...
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
A Metafisica do comboio
